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Biciclotrem

"O Biciclotrem é uma ferramenta de mobilização social que tem como objetivo utilizar as linhas não operacionais da Estrada de Ferro Leopoldina, evitando o processo de sucateamento, a exemplo do que aconteceu no trecho a montante de Cataguases sentido Ponte Nova - Ouro Preto. Com quase três anos de atuação, essa tecnologia social já foi apropriada pela comunidade cataguasense e replicada em outras cidades margeadas pela Estrada de Ferro Leopoldina, como no caso de Visconde de Rio Branco e Viçosa. Além de preservar o patrimônio cultural ferroviário, é sustentável, não emite gazes causadores do efeito estufa, é construída com sucatas, promove a inclusão social e melhoria da qualidade de vida."

O patrimônio industrial compreende os vestígios da cultura industrial que possuem valor histórico, tecnológico, social, arquitetônico ou científico. A história das ferrovias brasileiras remontam os tempos do império, e tiveram um papel preponderante em Minas Gerais. Por este motivo, em Minas Gerais foi sancionada a Lei 3.056/09, que além de propor medidas de preservação, enquadra todo patrimônio material e imaterial agregado às ferrovias como bem cultural do Estado. A Estrada de Ferro Leopoldina (E.F.L.), localizada inicialmente na Zona da Mata Mineira, foi construída com o objetivo de escoar a produção de café, o que até no início do século XIX ainda era feito no lombo das mulas em toda região. Posteriormente, a E.F.L. tonou se uma das maiores malhas ferroviárias do país, até encerramos o ciclo áureo do setor ferroviário no Brasil por volta da década de 60. A cidade de Cataguases foi fundada 2 meses após a chegada da E.F.L., sendo esta responsável por todo histórico industrial e cultural ligado ao modernismo que estabeleceu na cidade. Há três anos as operações ferroviárias foram paralisadas na região, dando início ao seu sucateamento.

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